No próximo dia 24 de setembro, a partir das 09h00min, no plenário da câmara de vereadores do município, acontece o I Fórum Comunitário de Iracema. A realização deste evento é parte da segunda etapa necessária à realização do Selo UNICEF Município Aprovado – versão 2009/2012 e está sendo organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Prefeitura de Iracema. O objetivo é ampliar e qualificar a participação social dos cidadãos e cidadãs do município no acompanhamento e controle social das políticas públicas destinadas à infância e adolescência nos municípios.
A conquista do Selo UNICEF Município Aprovado ocorre por meio de ações de mobilização, diálogo e troca de experiências que possibilitam a construção conjunta de idéias, propostas e ações que melhorem os indicadores sociais do município. Isso somente é possível com a participação de todos no município: famílias, adolescentes, crianças, gestores e técnicos. Por isso o fórum é um importante momento de escuta, diagnóstico, consulta e participação social.
Selo UNICEF Município Aprovado - O Selo UNICEF é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.
Na Amazônia, o Selo é a contribuição do UNICEF para a Agenda Criança Amazônia, compromisso firmado pelos governadores estaduais pela garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes na Amazônia Legal, por meio da construção conjunta de um plano de ação que vise à integração, articulação e cooperação em políticas públicas entre os três níveis de governo, o empresariado e a sociedade civil. A Agenda Criança Amazônia, por sua vez, é uma contribuição ao compromisso Mais Amazônia pela Cidadania, assinado pelo Presidente Lula e os governadores da Amazônia Legal, em 2008, para o desenvolvimento social da região.
Mais de 1,7 mil municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal aderiram ao Selo UNICEF Município Aprovado, Edição 2009-2012 (veja a lista completa dos municípios que aderiram no www.selounicef.org.br). Somente na Amazônia, mais de 700 municípios aderiram ao Selo.
Os municípios inscritos na nova edição vão participar de vários encontros de capacitação, para o desenvolvimento de atividades de participação social, além de ter um conjunto de indicadores de impacto social e gestão de políticas públicas monitorado e avaliado. No final desse processo, que começou em 2009 e vai até 2012, os municípios que apresentarem avanços consistentes, segundo a metodologia de avaliação desenvolvida pelo UNICEF, receberão o Selo UNICEF Município Aprovado, que é um reconhecimento internacional às conquistas na garantia e proteção dos direitos da infância e adolescência.
Adailton Paulino Vieira
0 comentários:
Postar um comentário