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15 de setembro de 2010

Município de Mucajaí recebe oficinas do Programa Caminhada Literária

Com o intuito de desenvolver estratégias de leituras a serem utilizadas pelos professores e aprimorar a habilidade do ato de ler entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio, o Programa Caminhada Literária promoverá oficinas de música e jornal e também realizará contação de histórias.

As oficinas serão realizadas no dia 15 de setembro na Estadual Vereador Francisco Pereira Lima em Mucajaí. A oficina de jornal será ministrada pela professora Normelinda Trindade dos Santos no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Com o jornal é possível desenvolver atividades como colagens e mural para trabalhar disciplinas como ciências, língua portuguesa e matemática, além de temas transversais como saúde, meio ambiente, religião e violência. Também é possível confeccionar objetos de utilidade pessoal ou decorativo como cestas, leques, caixas e aparador de panela e com isso, trabalhar a coordenação motora, habilidade, integração e criatividade dos alunos.

A oficina de música será ministrada pela professora Evely Mary Cavalcante também em Mucajaí, na mesma escola e horários já citados. Essas duas oficinas são direcionadas aos professores que atuam nas séries iniciais. A música possibilita ao professor trabalhar a leitura integrando-a com outras áreas de conhecimento como as artes visuais e expressão cênica, permitindo a interação das crianças e construindo a aprendizagem de forma diferenciada.

Já contação de história ocorrerá das 8h às 12h na Escola Estadual Barão de Parima, em Boa Vista e será direcionada aos alunos do 1°, 2°, 3° e 4° ano do Ensino Fundamental. Além da contação de história, haverá atividades lúdicas de incentivo a leitura.

O Programa Caminhada Literária visa formar professores das bibliotecas escolares em mediadores de leituras comprometidos e responsáveis, aprimorando a criatividade e a comunicação na forma de contar histórias, para que eles trabalhem de forma criativa, a habilidade de leitura e interpretação de textos dos alunos. O Programa busca ainda contribuir para melhorar o índice de analfabetismo funcional e os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.

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