O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinter) concluiu esta semana um relatório sobre a situação das escolas estaduais e vai encaminhá-lo ao Ministério Público Estadual. Segundo Rosa Araujo, diretora da entidade sindical, foram detectadas várias escolas em condições precárias como a America Sarmento, na zona oeste, e também a escola Ayrton Senna, no Centro, que é recém-reformada e já está com vários problemas. Já a escola Gonçalves Dias, no bairro Canarinho, que passa por reforma, está caindo aos pedaços e os alunos passaram para a Academia de Polícia Integrada (API).
“Não encontramos coisas boas relacionadas a condições estruturais da educação. Existem muitas escolas sem carteiras e com problemas graves de estrutura. Estamos finalizando o relatório e entregando para o Ministério Público pedindo providências”, disse Rosa.
O Sinter juntou todas as denúncias e cobra providências. “Relacionamos a situação precária que escolas se encontram e fizemos fotos de nossas visitas às escolas, pontuando o orçamento da educação do ano de 2008 e 2009 e previsão orçamentária para 2010. Mostramos que existe recurso e isso não está sendo usado”, afirmou a sindicalista. “A situação das escolas está caótica”.
SITE - No site da Secretaria de Educação, os pais de alunos participaram da enquete sobre o que acham da educação do estado. O resultado surpreendeu: 53% acham a educação de Roraima ruim, 17% acham regular, 14% acham boa e 15% acham ótima.
GOVERNO – Em nota, a Secretaria de Educação informou que a Avaliação da Educação do Estado é realizada por meio da Prova Brasil e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Alegou que o resultado 2009 ainda não foi concluído.
“Independentemente da avaliação nacional, a Secretaria de Educação Cultura e Desportos (SECD) possui uma coordenação de projetos que atua junto às escolas no desenvolvimento de atividades para melhoria da educação”, diz a nota.
Entre as atividades apontadas estão a parceria com o Instituto Ayrton Senna na aplicação dos projetos Se Liga, Acelera, Circuito Campão e Gestão Nota Dez, programa Mais Educação, programa Caminhada Literária, Agenda 21 entre outros projetos para o fortalecimento do processo de ensino aprendizagem. Além disso, a SECD diz que investe na qualificação de professores com cursos periódicos oferecidos pelo Ceforr.
“Não encontramos coisas boas relacionadas a condições estruturais da educação. Existem muitas escolas sem carteiras e com problemas graves de estrutura. Estamos finalizando o relatório e entregando para o Ministério Público pedindo providências”, disse Rosa.
O Sinter juntou todas as denúncias e cobra providências. “Relacionamos a situação precária que escolas se encontram e fizemos fotos de nossas visitas às escolas, pontuando o orçamento da educação do ano de 2008 e 2009 e previsão orçamentária para 2010. Mostramos que existe recurso e isso não está sendo usado”, afirmou a sindicalista. “A situação das escolas está caótica”.
SITE - No site da Secretaria de Educação, os pais de alunos participaram da enquete sobre o que acham da educação do estado. O resultado surpreendeu: 53% acham a educação de Roraima ruim, 17% acham regular, 14% acham boa e 15% acham ótima.
GOVERNO – Em nota, a Secretaria de Educação informou que a Avaliação da Educação do Estado é realizada por meio da Prova Brasil e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Alegou que o resultado 2009 ainda não foi concluído.
“Independentemente da avaliação nacional, a Secretaria de Educação Cultura e Desportos (SECD) possui uma coordenação de projetos que atua junto às escolas no desenvolvimento de atividades para melhoria da educação”, diz a nota.
Entre as atividades apontadas estão a parceria com o Instituto Ayrton Senna na aplicação dos projetos Se Liga, Acelera, Circuito Campão e Gestão Nota Dez, programa Mais Educação, programa Caminhada Literária, Agenda 21 entre outros projetos para o fortalecimento do processo de ensino aprendizagem. Além disso, a SECD diz que investe na qualificação de professores com cursos periódicos oferecidos pelo Ceforr.
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