A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que garante distribuição gratuita de filtro solar com fator de proteção 12 pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O texto aprovado na comissão ainda obriga o empregador a entregar protetor solar aos trabalhadores expostos à radiação solar direta.
O autor da proposta, deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), afirma que o benefício não vai trazer despesas adicionais ao governo. '[A União] vai economizar, porque ao invés de tratar a doença [câncer de pele], você vai prevenir os trabalhadores de terem a doença', disse o tucano. A Comissão de Finanças e Tributação, no entanto, apontou que a medida, a ser custeada pelo Ministério da Saúde, implica em impacto financeiro e orçamentário nas contas da União.
Relator da matéria, o deputado federal José Genoíno (PT-SP) argumentou em seu voto que 'sendo reais os riscos da exposição ao sol e também reais os problemas que pode causar à saúde humana, entendo que a visão dos protetores como medicamento preventivo de uso geral, até por ser mais abrangente, deveria ser esposada pelo Congresso Nacional no processo de geração de normas legais'.
O petista afirmou que pretende apresentar recurso à Casa para debater a matéria mais uma vez no plenário da Câmara. Caso contrário, o texto segue direto para o Senado Federal.
O texto aprovado na CCJ obriga ainda que a empresa distribua protetor solar ao trabalhador que pratique atividade 'diretamente sob o sol, com ou sem equipamento de proteção individual, no horário compreendido entre 7:00 e 18:00 horas, independentemente do tempo de jornada'. A proposta prevê multa de R$ 1.300 por cada empregado exposto ao sol sem acesso ao filtro. Não há nenhuma menção, entretanto, ao fator de proteção do filtro solar a ser distribuído.
Segundo a proposta, que altera trecho da Consolidação das Leis do Trabalho, caberá ao Ministério do Trabalho apresentar disposições adicionais para regulamentar as novas medidas.
Baré cumpre tabela contra Progresso
Mão na taça do Estadual de Futsal 2010
De acordo com informações a fuga ocorreu entre o meio-dia e 13h, no dia de visita
Está no ar site da Câmara Municipal de Boa Vista
Serra da Lua nega desligamento com o CIR
8 de dezembro de 2010
às
13:46
» INÍCIO
» BRASIL
0 comentários:
Postar um comentário