A escola municipal Pingo de Gente realiza nesta quinta-feira, 09, das 8h às 11h, a II Mostra do Projeto Fazendo Acontecer. A escola fica na rua Belarmino Fernando Magalhães, nº. 1362, bairro Tancredo Neves.
Durante todo o bimestre os professores trabalharam em sala ensinando aos alunos sobre os tipos de deficiência e com isso, foram realizadas ações para incentivar a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais.
A escola possui cerca de 360 alunos, sendo que destes, dois são portadores de necessidades especiais, um possui transtorno global do desenvolvimento e a outra deficiência física.
Os trabalhos serão apresentados pelos alunos da educação infantil e do ensino fundamental. A exposição será realizada nas salas temáticas por meio de cartazes e data show.
Os temas do projeto serão divididos entre as turmas, que vão abordar a deficiência física; Libras (Linguagem Brasileira de Sinais); autismo, hiperatividade e altas habilidades; deficiência visual (cegueira total ou parcial); deficiências mentais e legislação sobre educação especial.
A vice-diretora da escola, Maria do Socorro França, explicou que os professores trabalham durante todo o ano a educação inclusiva em sala de aula. “Nossa meta é sensibilizar os alunos que todos temos diferenças, sejam elas físicas, mentais ou mesmo no gosto, mas que essas diferenças não tornam um melhor que o outro e todos têm os mesmos direitos”, afirmou.
Além das exposições, os alunos irão cantar o hino nacional e logo após farão a oração do deficiente. As aulas da escola encerram no próximo dia 17 de dezembro.
Fazendo Acontecer – O projeto foi criado há cinco anos com a intenção de sensibilizar a comunidade e principalmente os pais de alunos das escolas municipais para a aceitação das crianças especiais no âmbito escolar.
A idéia é orientar e ajudar os estudantes e pais na aceitação desses alunos realizando atividades que promovam a integração dos alunos especiais. O projeto é realizado em todas as escolas municipais.
Inclusão
A Prefeitura de Boa Vista trabalha com os alunos inclusos na rede regular de ensino, promovendo também a acessibilidade dos prédios escolares e atendendo aos alunos de forma especializada.
Atualmente são atendidos na rede municipal 401 alunos portadores de necessidades especiais, sendo 144 com déficit cognitivo (deficiência mental, síndrome de Down, etc.); 17 com baixa visão; 9 deficientes visuais; 14 com baixa audição; 4 surdos; 30 deficientes físicos; 29 com transtornos do conhecimento (autismo, psicose); 25 com múltiplas deficiências e 129 pessoas com necessidades educacionais especiais (dislexia, hiperatividade, discalculia, dificuldade de aprendizagem).
O Município mantém ainda as salas de recursos multifuncionais. Hoje, são 27 salas funcionando. As salas de recursos são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado aos alunos portadores de necessidades especiais em horário oposto às aulas regulares.
A acessibilidade física também é realidade nas escolas municipais. Este ano, 20 escolas foram contempladas com recursos do programa federal Escola Acessível. Em 2009, 10 unidades foram reformadas pelo programa. Além disso, a Prefeitura realizou a reforma de mais cinco escolas e as novas unidades inauguradas a partir de 2008 já são adaptadas.
Baré cumpre tabela contra Progresso
Mão na taça do Estadual de Futsal 2010
De acordo com informações a fuga ocorreu entre o meio-dia e 13h, no dia de visita
Está no ar site da Câmara Municipal de Boa Vista
Serra da Lua nega desligamento com o CIR
8 de dezembro de 2010
às
13:55
» INÍCIO
» ENTRETENIMENTO
0 comentários:
Postar um comentário