De acordo com informações a fuga ocorreu entre o meio-dia e 13h, no dia de visita

Compra de votos Deputados George Melo e Chico das Verduras não comparecem à audiência do TRE Deputados não comparecem à audiência
Invasões Invasões tornam-se negócio lucrativo, em Boa Vista (RR) Negócio lucrativo, em Boa Vista
Publicidade:
20 de maio de 2010

Agricultores de Mucajai recebem matrizes de ovinos


Produtores rurais do município de Mucajai receberam ontem (16), 720 ovelhas, que faz parte do programa de ovinos do governo do Estado. A ação em Roraima vem sendo desenvolvida em parceria com o senador Augusto Botelho.

Os primeiros agricultores beneficiados foram da sede do município quando foram entregues pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), 360 fêmeas as famílias cadastradas no programa.

Ainda no domingo, a Seapa distribuiu outras 360 fêmeas para os produtores rurais da região da Vila do Apiaú. Os agricultores já haviam recebido anteriormente um reprodutor, que agora se junta às fêmeas para formação do plantel. Pelo programa cada família recebe seis ovelhas e um carneiro.

A idéia é dotar as famílias rurais de condições de produção de proteína animal de alta qualidade nutricional e valor biológico, dando soberania alimentar e maior segurança nutricional para estas famílias.

Nesta primeira etapa estão sendo atendidos os agricultores dos municípios de Mucajaí, Iracema e Caracaraí, Rorainópolis, São Luís do Anauá, São João da Baliza e Caroebe. O programa será estendido a outros municípios do Estado.

O projeto é uma parceria dos governos federal e estadual por meio de uma emenda parlamentar do senador Augusto Botelho, destinando um valor de R$ 2,5 milhões, com uma contrapartida de 10% do governo do estado.

Os técnicos da Seapa darão assistência aos produtores durante um ano. Os agricultores beneficiados farão um curso de ovinocultura e o governo vai fornecer por um ano sal mineral específico, vacinas e vermífugos para melhoramento genético do rebanho.

O secretário de Agricultura, Eugenio Thomé, lembrou que o programa além de gerar renda e garantir a segurança alimentar as famílias atendidas atua de forma decisiva para fixar o homem no campo.

“A partir do momento que acreditamos no produtor com a doação destas matrizes estamos dando as condições para que ele possa se fixar junto com a família no campo. O resultado influi de forma significativa no desenvolvimento da agricultura no Estado”, destacou Thomé.

De acordo com Fábio Maia, Diretor do Departamento de Produção Agropecuária da Seapa, o rebanho de ovino do Estado aumentou significativamente após o inicio do programa, o que vai contribuir para gerar renda e disponibilizar a venda da carne no mercado local.

“Somente nesta fase serão entregues 7.259 cabeças de machos e fêmeas para os produtores rurais. A nossa intenção é ampliar o programa de forma que todo o Estado seja atendido”, explicou.


Publicidade:


0 comentários:

Postar um comentário