As 979 urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para Roraima já chegaram ao estado e estão armazenadas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No total serão 1.213 urnas empregadas no dia das eleições, das quais 320 são urnas de contingência (reservas).
As urnas eletrônicas são modelo 2009 e possuem processador mais rápido, memória de armazenamento maior e, principalmente, estão preparadas para a identificação biométrica. A nova ferramenta de votação será utilizada no estado apenas nas próximas eleições.
Conforme o coordenador de eleições do TRE, Wanderlan Fonseca, as urnas chegaram no início da semana e já estão passando por checagem para verificar se estão em perfeitas condições de uso. Como as urnas são novas e precisam de segurança maior, todas passarão por certificação.
Saiba Mais: Pesquisa Eleitoral RR 2010: Neúdo cai 5% e Anchieta sobe 6% aponta Fecomercio PF prende cabos eleitorais de Neudo que distribuíam mantimentos e remédios em troca de voto |
Na capital, a entrega das urnas acontecerá no dia 2 de outubro. Os coordenadores de votação nomeados e treinados pelo TRE ficarão responsáveis em receber as urnas eletrônicas nos 122 locais de votação de Boa Vista.
Nos municípios do interior do estado, a distribuição das urnas começa no final deste mês. A primeira equipe de servidores do TRE se deslocará para o interior no dia 28 de setembro. As urnas seguem logo em seguida.
Fonseca explicou que é necessário que desça logo para os municípios as equipes que ficarão responsáveis pelo processo eleitoral para preparar os locais onde ficarão armazenadas as urnas até o dia do pleito.
Nas áreas de difícil acesso, como é o caso das comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco, no sul de Roraima, e que terão apoio logístico do Exército, as urnas começarão a ser enviadas a partir do dia 1º de outubro.
0 comentários:
Postar um comentário